segunda-feira, 18 de abril de 2011

17 de abril aniversário de 15 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás

Ativistas da ANEL no memorial das 19 castanheiras/Eldorado dos Carajás
Esse ano completa 15 anos do massacre de Eldorado dos Carajás, um verdadeiro marco na história da luta camponesa. A região Sudeste do Pará é conhecida internacionalmente pela sua riqueza mineral, como também cenário de vários massacres que ocorreram e que segue sem justiça. A classe trabalhadora sem terra há anos vem travando conflitos com multinacionais e os grandes latifúndios, resultado desse conflito é a morte de vários camponeses que foram sucumbidos pelo grande capital, sendo o caso mais emblemático a morte de 19 trabalhadores em 1996.
      
ANEL participando da Marcha na PA
A ANEL-Marabá que dirige o Diretório Acadêmico José de Ribamar-UFPA organizou uma viagem para Eldorado dos Carajás que fica a mais de 200 km de Marabá, com intuito de presta sua solidariedade a esses trabalhadores que tanto sofrem o abandono do Estado por falta de políticas públicas e incentivos financeiros. Como de costume o MST organizou a Semana Camponesa que se inicia no dia 10 de Abril e termina no dia 17, um dos militantes da ANEL Diego Uchôa participou de todo o evento,  e ele afirma: “Esses dias pude vivenciar de perto a luta pela terra, ao mesmo tempo em que via a alegria desse povo tão sofrido senti também a tristeza e o abandono que tem por parte dos governantes.”
  
A tradicional marcha do PA - Projeto de Assentamento 17 de abril a curva do “S” palco do massacre contou com a participação de 500 pessoas, que percorreram aproximadamente 30 km, a qual no final teve a celebração de um culto ecumênico e falas políticas, a qual a ANEL foi convidada para saudar a multidão que estava aglomerada em torno do memorial das castanheiras.
ANEL com camponeses


A participação da ANEL põem em pratica a aliança camponesa estudantil em prol de uma reforma agrária popular. Viva a Luta Camponesa! 

2 comentários:

  1. Se puder, visite o nosso blog: http://pstulimoeiro.blogspot.com.br/.

    (Sugestão: atualize o vosso blog)

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Camaradas, estamos passando aqui para deixar o nosso abraço! (Visitem o nosso blog).

    Saudações Revolucionárias!
    PSTU Limoeiro do Norte-CE
    http://pstulimoeiro.blogspot.com.br/
    ___________________________

    ResponderExcluir